sábado, 23 de maio de 2020

Campanha Pizza contra Covid19




Campanha Pizza contra Covid19

A PoPiArtes é um espaço criado para se divertir e compartilhar artes, principalmente poesia e pintura digital.

Neste momento difícil de enfrentamento da pandemia do covid19, o conceito de compartilhar ganha nova dimensão: compartilhar solidariedade.

Movido por este sentimento de solidariedade, neste mês de maio iniciei doação mensal para a organização “Médicos Sem Fronteiras”, que atua pelo mundo afora para auxiliar população inteira, que estão largadas à própria sorte.

E porque não incentivar outras pessoas a participarem de uma corrente de solidariedade?

A partir das minhas “coisas”, poesias e pinturas, gostaria de incentivar doações para Entidades Filantrópicas que já realizam trabalhos para atender a população menos favorecidas.


PoPiArtes é um projeto que estava previsto para eu implantar com mais calma em 2021.


Mas, a onda de solidariedade para auxiliar os mais necessitados, apressou a implantação.
A ideia é simples:

A cada download gratuito, a pessoa se sinta incentivada a doar à uma Entidade de sua escolha.

O objetivo é levar Comida aos mais carentes através de Entidades Filantrópicas durante a quarentena.


Para detalhes da campanha, acesse a campanha "Pizza contra Covid19": clique aqui.



segunda-feira, 18 de maio de 2020

PoPiArtes Solidária



POPIARTES SOLIDÁRIA

Momento difícil

Estamos num momento difícil, neste início de 2.020, para o qual muitos estão procurando alguma forma de, se não solucionar, pelo menos amenizar os impactos.

Eu, aqui no meu canto em quarentena, tenho ouvido todos os dias, notícias sobre a pandemia do covid19, o novo corona vírus, que vem devastando a vida de muitas famílias, não somente no Brasil.

Se conseguimos ver algo de bom num momento terrível como este, é o crescimento da solidariedade das pessoas com os mais necessitados, solidariedade esta, ainda tão escassa.

Minha postura

Eu, no meu canto, numa postura individualista, não enxergava nenhuma corrente solidária, que pudesse ajudar os mais necessitados.

Acreditava que ao contribuir com o imposto de renda, como empregado e empreendedor, já seria o suficiente, esperando que o Governo de plantão utilizasse da melhor forma os recursos para que a maioria da população pudesse ter uma vida decente, principalmente aqueles que mais necessitassem do auxílio do Estado.

Mas, não é isto que vemos.

Movimentos sociais

O que vemos é a criação de movimentos sociais, preocupados em dar assistência aos que precisam, tomando lugar que deveria ser do Governo de plantão.

Outro dia uma reportagem mostrava uma senhora com 68 anos, moradora de uma comunidade, mãe de nove filhos, dos quais três adotados, produzindo milhares de pães diariamente para distribuir aos vizinhos. Ela, reclusa em sua humilde residência por causa da quarentena, trabalhava sozinha por medo da contaminação. Ainda bem que teve ajuda para adquirir equipamentos na produção.

Impacto

Aquilo foi mais que um choque na minha consciência.

De um lado, a situação privilegiada do aconchego do lar, numa “quarentena VIP” em comparação com daquelas que moram em comunidades.

E, de outro lado, um sentimento de imensa inveja daquela senhora, que mesmo numa situação precária, estava atuando em prol de outras pessoas ainda mais necessitadas.

Acordando

Então, ainda atordoado pelo choque, enchi o peito e disse a mim próprio:
- Chegou a hora, um pouco tardia talvez, mas vou “salvar o povo carente”!

Mas, não mais do que dois segundos depois, o ânimo desabou!

Vi que não sabia produzir pães como aquela briosa senhora.
Na verdade, vi que não sabia fazer quase nada de valor que tivesse impacto direto na vida daquelas pessoas.

Ajuda social

Fazendo jus à minha profissão, de analista de sistemas, fui analisar melhor a situação e as minhas reais condições.

Sabedor de não possuir nenhum atributo “poderoso”, como poder econômico, poder político, fama por algo que praticasse com maestria, como um cantor ou esportista, não vislumbrava qualquer condição de ajudar.

Pela primeira vez entrei num site de uma organização para conhecer melhor como poderia doar alguma quantia.
Então, entrei no site do Médicos Sem Fronteiras que conheci com mais detalhes pela divulgação na TV.
E comecei a contribuir mensalmente com um pequeno valor.

Valor de uma pizza!

Arte social

Foi uma faísca!

Aí voltei o meu olhar naquilo que sabia fazer.
Além de mediano analista de sistemas, sou um pretendente à arteiro mediano.

Poque não utilizar a arte pequena que produzo para ser o início de algum programa que possa surtir algum efeito?

Poque não incentivar as pessoas a doarem às organizações existentes, que já fazem bons trabalhos junto aos mais necessitados?

Porque não incentivar mais pessoas a deixarem de comer uma pizza por mês e contribuir  o valor equivalente à uma instituição filantrópica?

Sei, mais uma vez lembrando, que a minha arte é pequena. Mas, quem sabe, tenha a mínima força para chegar à alma e à mente das pessoas para despertar a solidariedade neste momento tão crucial para todos?

Talvez vá além, despertando outros artistas e arteiros maiores nesta força solidária!

Campanha "Pizza contra Covid19"

O objetivo é levar Comida aos mais carentes através de Entidades Filantrópicas durante a quarentena.

A campanha terá este blog, para apresentar as obras e os autores.

As pinturas serão disponibilizadas em galerias, e a cada download gratuito de alguma dessas obras, a pessoa se sinta incentivada a doar à alguma entidade filantrópica de sua preferência.

No blog, como orientação, terá uma pequena lista de entidades filantrópicas conhecidas com o endereço dos sites.

A pessoa poderá escolher uma destas entidades ou qualquer outra do seu conhecimento.

Acesse os detalhes da campanha "Pizza contra Covid19": Clique Aqui.



Artes - Poesia e Pintura Digital


PoPiArtes
Um espaço para se divertir e compartilhar

Nasci no interior paulista, na cidade de Presidente Venceslau, que foi somente o meu berço, pois logo fui morar em Presidente Prudente, onde cresci (não muito), e ainda adolescente, no final de 1970, parti com toda a família para a Capital, na procura de novas oportunidades.

Oportunidades que esta Cidade oferece a todos que a procuram.
E quase todas as oportunidades oferecidas por esta Grande Cidade eu as aproveitei.

Logo nos primeiros três anos, finalizei o antigo Colegial (atual Ensino Médio), entrei na Universidade Pública (FEA/USP) e iniciei minha trajetória na área de TI - Tecnologia da Informação ao entrar no SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados, onde fiquei por oito anos.
Depois fui trabalhar em outra Estatal, fui empresário e que, por destino, depois de quase três décadas, é onde hoje estou trabalhando novamente.

Depois de tanto tempo na informática, as artes que tanto gostava na infância, adolescência e juventude, ficaram escondidas em pastas empoeiradas.

Anos atrás comecei a resgatar algumas destas "antiguidades", e dez poesias se materializaram em participações em duas antologias.
E isto, me incentivou a resgatar também a mania de desenhar, materializando em algumas pinturas, tendo montado um lugar para a Pintura Digital, um pequeno ateliê digital (nome mais chique).

Juntando Poesia e Pintura, criei a PoPiArtes, um lugar em que pudesse ser um espaço para divertimento e compartilhamento de artes em geral.

Não somente para mim, mas para outras pessoas que desejassem ter um espaço.

O espaço ficou vazio por um período, pois sabemos que as ideias veem e vão embora com a mesma rapidez, sem notarmos que o tempo passa mais rápido que a nossa vontade. 

Mas, agora vislumbro a ampliação do conceito de compartilhar, que vai além de divulgar.

Com o momento difícil que todos estão passando, principalmente os mais necessitados, por causa do novo corona vírus, tive a ideia de criar um programa de difusão da solidariedade através das minhas artes, que mesmo pequena, pudesse dar o "ponta pé" inicial.

E nasce a Campanha "Pizza contra Covid19, que detalho em : click aqui.


S.P. 18/05/2020.